menu

Pousadas

Pousada
Cristal Dourado

Pousada
Fervedouro Por Enquanto

Pousada
São Félix

Pousada
Águas do Jalapão

Pousada
Fervedouro Bela Vista

Atrativos

Morro da Catedral

A 180 metros de altura fica o Morro da Catedral, uma escultura de milhares de anos. O morro chama a atenção pela sua grandiosidade. A designação do nome é por parecer um formato de uma catedral. Impressionante o visual.

Prainha do Rio Novo

Localizada a poucos metros da Cachoeira da Velha, a Prainha do Rio Novo tem longa faixa de areia branca, água tranquila e convidativa para banho, além de muita sombra para quem quiser descansar. No alto da escadaria que leva à praia, os guias montam deliciosos piqueniques enquanto os turistas curtem a água geladinha do rio.

Fervedouro Alecrim

Tudo que envolve o fervedouro encanta. São as matas ciliares que moldam o lago de águas cristalinas e borbulhantes e o impacto de boiar nas águas, uma experiência inesquecível. Fervedouro do Alecrim, localizado a 1,7 km do Centro da cidade.

Cachoeira da Velha

A Cachoeira da Velha é uma das principais atrações localizadas dentro do Parque Estadual do Jalapão e a maior cachoeira da região. A potência dessa queda d’água oferece espetáculo grandioso para os turistas. São 100 metros de largura e 15 metros de queda. Destaque para a árvore que cresce em meio à cachoeira, no paredão que separa as duas quedas.

Fervedouro Bela Vista

Considerado o mais bonito do Jalapão, o Fervedouro Bela Vista é visita imperdível para quem está na região. Sua  piscina  é a maior entre todos os fervedouros abertos para visitação e conta com 15 metros de diâmetro de água transparente e incrivelmente azul. Para quem quiser curtir o lugar de maneira menos comum, vale investir em um mergulho noturno — permitido nesse local.

Cânion Sussuapara

O Cânion Sussuapara fica localizado a 12 km do Centro da cidade de Ponte Alta, portal do Jalapão. Ao longo do trajeto, o córrego apresenta sucessão de pequenas quedas d’água, formando piscinas naturais de águas frias. A água desce por uma fenda estreita, entre paredões úmidos de cerca de 12 m de altura, como um pequeno cânion, cobertos de samambaias, musgos e vegetação típica.

Fervedouro Buritizinho

Com água extremamente transparente e de azul intenso, o Fervedouro do Buritizinho se destaca como um dos mais belos do Jalapão. Nadar em meio à natureza que cerca o local é uma experiência incrível e digna de muitas fotos. Além do Fervedouro do Buritizinho, o local também oferece um trecho bem calmo do Rio Formiga, onde é possível tomar banho e pular do balanço preso à árvore.

Pôr do sol na Pedra Furada

Um gigantesco conjunto de blocos areníticos esculpidos pelos ventos há milhões de anos reina solitário na paisagem. Os três buracos feitos na rocha e sua beleza cênica dão um toque mítico ao atrativo. Do topo da Pedra Furada é que se avista o Morro Solto, um paredão rochoso, arredondado, perdido no meio do nada. É hora de esquecer o tempo e contemplar uma paisagem surpreendente com um por do sol de tirar o fôlego.

Cachoeira da Formiga

O intenso verde esmeralda da água da Cachoeira do Formiga encanta os turistas que visitam o Jalapão. Ela está entre as mais belas da região e, com toda certeza, entre as mais visitadas. A queda d’água não é muito grande, mas a piscina que se forma é maravilhosa!

Lagoa do Japonês

A lagoa do Japonês é um destes oásis que brotam no meio do cerrado, trazendo vida abundante ao seu redor. Suas águas cristalinas são um convite a um banho refrescante e logo na entrada há um deck com uma escadinha aonde vários peixinhos vêm te receber.  A cor esverdeada da água e os peixinhos fazem lembrar o mar do caribe onde até os corais são representados pelas rochas em alguns pontos da lagoa.

Povoado Mumbuca

Localizado no município de Mateiros, sua população – reconhecida como quilombola pela Fundação Palmares – é uma espécie de grande família que se originou de remanescentes de quilombolas e indígenas que habitavam a região. A base da economia local é o artesanato de capim dourado e a agricultura familiar.

Cachoeira do Evilson

Uma das mais belas cachoeiras de Taquaruçu, possui uma queda de cerca de 25 mts de altura. A geografia local abriga ecossistemas variados que incluem vegetação rasteira do cerrado, solo seco da caatinga do nordeste e até mesmo árvores gigantes amazônicas com mais de 300 anos de existência. No local, é possível nadar no poço que se forma aos pés da cachoeira e praticar rapel no paredão úmido que desce paralelo à cachoeira.

Fervedouro do Buriti

O Fervedouro do Buriti encanta pela linda cor da água, que varia entre verde e azul, a depender do sol, e também pelos grandiosos buritis que cercam o local. Com grau de flutuação leve e muito verde ao redor, esse fervedouro agrada pela grande piscina e transparência da água. Ótimo para cliques subaquáticos!

Dunas

Surgiram a partir da erosão das serras rochosas da região ao longo do tempo. As dunas são um espetáculo natural, cuja altitude varia de 200 a 400 metros. Das dunas, pode-se avistar a Serra do Espírito Santo, as veredas de capim dourado e os lagos que são como oásis no meio do deserto. O nascer e o por do sol são espetáculos à parte, que compensam qualquer dificuldade para se chegar lá.

Fervedouro do Ceiça

Primeiro fervedouro a ser divulgado para o público, o Fervedouro do Ceiça ainda hoje está entre os mais famosos e visitados do Jalapão. O poço tem uma nascente principal e a intensidade da pressão é bem alta, fazendo com que os visitantes flutuem com facilidade. O fervedouro é bem redondo e cercado por bananeiras intensamente verdes que dão tom ainda mais impressionante para a nascente.

Cachoeira Escorrega Macaco

A Cachoeira Escorrega Macaco tem 50 metros de altura.  Para chegar à cachoeira é preciso percorrer uma trilha, em meio à mata, de 1500 metros. O local possui estrutura simples, mas adequada, e sinalização.

Cachoeira do Roncadeira

A Cachoeira do Roncadeira tem 70 metros de altura e nela é possível fazer um rapel muito maneiro nas águas da cachoeira.